Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 19 de setembro de 2018.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

serviços

Alterada em 19/09 às 17h39min

Veja horários especiais de comércio e serviços no feriado de 20 de setembro em Porto Alegre

Acampamento Farroupilha segue até domingo; cerimônia oficial de encerramento acontece na quinta

Acampamento Farroupilha segue até domingo; cerimônia oficial de encerramento acontece na quinta


LUIZA PRADO/JC
Ocorrem, nesta quinta-feira (20), as comemorações do feriado da Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul. O dia começa, em Porto Alegre, com o tradicional desfile cívico-militar na avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), a partir das 8h. Várias autoridades devem prestigiar o evento, que contará com os cavalarianos do Movimento Tradicionalista Gaúcho e a exibição de carros alegóricos alusivos à história gaúcha.
Também nesta quinta-feira ocorre a cerimônia de encerramento do Acampamento Farroupilha, principal celebração das tradições gaúchas em Porto Alegre. Neste ano, 353 entidades participam dos piquetes, oferecendo atividades artísticas, culturais e de lazer, além de rodeios, bailes e gastronomia típica. A previsão da prefeitura de Porto Alegre era de mais de 1 milhão de visitantes, incluindo cerca de 40 mil turistas nacionais e estrangeiros.
O palco principal do Acampamento recebe, às 17h, a apresentação teatral Garibaldi e o rio Camaquã, de Luana Fernandes e Trio Cuerdas y Bombo. Na sequência, às 18h, a Invernada Adulta do CTG Cel. Thomaz Luiz Osório promove uma apresentação de danças típicas. A solenidade de encerramento do Acampamento ocorre às 19h30min, com a extinção da Chama Crioula, acesa no local desde o dia 7 de setembro. A última atividade programada é uma apresentação do músico Érlon Péricles, que se inicia às 21h no palco principal do parque Harmonia.
O feriado ainda será de horários especiais dos serviços públicos, shoppings e supermercados da Capital gaúcha. O Sindilojas Porto Alegre informa que o comércio da Capital poderá atender normalmente com empregados, mas deve possuir no estabelecimento a declaração de opção pelo trabalho em feriados e a certidão de regularidade sindical emitida pelo sindicato. Já a sexta-feira (20) é considerada dia normal de trabalho.
Os supermercados de Porto Alegre devem abrir normalmente, ficando a critério de cada rede fazer horários reduzidos. Já as lojas dos shopping centers têm, em sua maioria, abertura opcional durante a tarde, das 14h às 20h, enquanto a maior parte das praças de alimentação deve abrir entre 11h e 22h.
A EPTC informa que os ônibus circulam com tabela de feriado (equivalente à de domingos) nesta quinta-feira e com tabela eventual na sexta-feira (21), que representa uma redução de cerca de 6% nas viagens, sem alteração no funcionamento das linhas nas primeiras viagens da manhã e também no final da tarde. Os táxis circulam com bandeira 2.
Os órgãos municipais que desempenham serviços essenciais atuarão em regime de plantão. Não haverá atendimento nas agências bancárias no Estado, e a alternativa são os canais de atendimento como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone. O atendimento no bancos é normal na sexta-feira.
A Trensurb informa que os intervalos entre trens no feriado seguirão a tabela horária de domingos e feriados, com viagens de 15 em 15 minutos ao longo do dia, em ambos os sentidos – com exceção dos últimos trens da noite. Na sexta e no fim de semana, a operação do metrô segue as tabelas horárias normais para cada dia.
Os prontos atendimentos e hospitais do município - Hospital de Pronto Socorro (HPS) - para casos de trauma - e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) - permanecerão abertos 24 horas para atender à população. As unidades de saúde estarão fechadas nesta quinta-feira, com atendimento normal na sexta-feira, a partir das 8h, além de três unidades que funcionam em horário estendido - Unidade de Saúde São Carlos, Unidade de Saúde Modelo e Unidade de Saúde Tristeza, até as 22h.
A 93ª edição da Operação Viagem Segura se estenderá por cinco dias, desde a zero hora desta quarta-feira (19) até a meia-noite de domingo (23). A intensiva na fiscalização coincide com a Semana Nacional de Trânsito 2018 e faz parte da programação de ações das instituições parceiras. 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia